Plano de Ação 2021

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PLANEJAMENTO DE AÇÕES & METAS

2021


Rua Dr. João Rodrigues de Abreu, 352 Perus São Paulo/SP CEP. 05202-090 Fone (11) 3917-1513 / (11) 99744-5377

CNPJ 02.045.930/0001-97


UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL LEI Nº 15.970, DE 27 DE OUTUBRO DE 2015 UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL - DECRETO Nº 56.151, DE 1º DE JUNHO DE 2015 CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMAS Nº. 1185/2014


Canais Digitais:

www.bemmequer.org.br

bemmequer@bemmequer.org.br

WhatsApp: 11 99744-5377

www.facebook.com/projbemmequer

www.youtube.com/projetobemmequer

Aplicativo: Prevapp bmq

 

IDENTIFICAÇÃO:

PROJETO BEM-ME-QUER / CNPJ: 02.045.930/0001-97 isento

Rua Dr. João Rodrigues de Abreu, 352 Perus CEP. 05202-090 São Paulo/SP

Telefone (11) 3917-1513 fax (11) 3917-1513

Email: bemmequer@bememquer.org.br

Site: www.bemmequer.org.br

HISTÓRICO:

O Projeto Bem-Me-Quer, 24 anos, foi iniciado em 1 de dezembro de 1996 e juridicamente constituído em 27 de abril de 1997. Fundado pela missionária irlandesa Ir. Sarah Helena Regan, (Instituto das Irmãs de São Luís) é uma Entidade Civil, sem fins lucrativos, de caráter Filantrópico, Beneficente, Informativo, de atenção as pessoas vivendo com hiv/aids e seus familiares de baixíssimo/nenhum poder aquisitivo nas áreas de assistência social, visitas domiciliares, visitas hospitalares, prevenção, adesão aos ARVs, apoio terapêutico, prevenção primária, secundária e prevenção positiva, geração de renda e lazer. Desenvolve ações de combate a exclusão e a discriminação objetivando o resgate da autoestima e da dignidade, criando condições para o exercício da cidadania, promoção humana, reinserção social e Direitos Humanos. Hoje são assistidos cerca de 90 pessoas diretamente, são prioritariamente PVHA que vivem em moradias precárias da região noroeste da cidade de São Paulo (entorno de Perus), região pobre e violenta. Mantemos há mais de 20 anos parceria com os Centros de Referência locais, fazemos o trabalho de controle social junto aos serviços governamentais de foram a colaborar para o bom desempenho de suas atribuições junto comunidade.

Além das ações de atenção e controle social, o PBMQ também participa de espaços representativos comunitários com FOAESP e MOPAIDS e governamentais como Conselhos Gestores e Conselhos de Direitos Humanos.

MISSÃO: Praticar o amor de Deus através de ações de solidariedade com as pessoas infectadas e afetadas pelo vírus HIV, doentes de aids e seus familiares.

DIRETORIA: (até fevereiro de 2021)

PRESIDENTE: JOSÉ ROBERTO PEREIRA

VICE-PRESIDENTE: MARGARETE APARECIDA DE OLIVEIRA PRETO PRIMEIRO SECRETÁRIO: DAYANA DIAS CARNEIRO

SEGUNDA SECRETÁRIA: LÚCIA APARECIDA TAVARES FELÍCIO PRIMEIRA TESOUREIRA: MARIA DE LOURDES ROMUALDO SEGUNDO TESOUREIRO: JUDITE DE MATOS

REGISTROS:

  • CNPJ – Nº. 02.045.930/0001-97 - data de fundação: 1º de dezembro de 1996. (23 anos)
  • UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL – LEI Nº 15.970, DE 27 DE OUTUBRO DE 2015 UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL - DECRETO Nº 56.151, DE 1º DE JUNHO DE 2015 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – SAS – Nº. 111072
  • CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – COMAS – Nº. 1185/2014 CERTIFICADO DE REGULARIADE CADASTRAL MUNICIPAL – CENTS – Validade 21/01/2021 CERTIFICADO DE REGULARIDADE CADASTRAL DE ENTIDADE ESTADUAL - Nº 2440/2012
  • MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA HUMANA E CIDADANIA - CONDEPE


FUNCIONAMENTO AO PÚBLICO:

Segundas-Feiras as Sextas-feiras das 10:30h as 12:00 e 13:00 as 17:00h.

Período da Manhã - Atividades Administrativas, Reuniões, Oficinas, Triagem e atividades externas. Sábados e domingos conforme a necessidade.

RECURSOS HUMANOS:

Administrativo: Técnico:
Coordenação de Projetos / Administração José Roberto Pereira
Coordenação de Governança Maria de Lourdes Romualdo
Coordenação Técnica / Social Dayana Dias Carneiro
Assessoria Técnica Alexandre Viola
Assessoria Administrativa / Web William Olímpio
Psicólogo/a A incluir
Educadora – 01 Lúcia Tavares
Educadora – 02 a incluir
Visitadora - 01 Sueli Silva
Visitadora - 02 Wilma Pereira
01 Auxiliar de limpeza Josefa de Almeida
01 Auxiliar de zeladoria Manoel Gomes
08 voluntários


CUSTO ESTIMADO

TOTAL – R$ 200.000,00 (estimado)


PÚBLICO-ALVO:

Pessoas Vivendo e Convivendo com HIV/Aids, Adolescentes e Jovens em idade escolar e comunidade em geral. Acessados: 150.000 (palestras, material impresso, mídias, aplicativo, ações de prevenção, etc..) Atendidos diretamente: 90 pessoas vivendo com HIV/Aids diretamente

Atendidos indiretos: 500 adultos e crianças (familiares, jovens e comunidade em geral)


OBJETIVO GERAL:

Contribuir para melhorar a qualidade de vida e saúde de pessoas vivendo com HIV/Aids, pessoas em situação de vulnerabilidade social e denunciar violações de Direitos Humanos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Promoção Humana: Melhorar as condições de vida e promoção das famílias assistidas pelo PBMQ.
  • Promover ações extramuros de Prevenção e Assistência à saúde: Ações junto aos serviços de saúde, educação e comunidade sobre DST/Aids/HV de forma presencial e plataformas digitais.
  • Fomentar o Ativismo e Controle Social: Desenvolver ações de monitoramento da resposta governamental com o objetivo de fazer valer as garantias e direitos constitucionais e legislações.
  • Direitos Humanos: Acompanhar e denunciar violações de Direitos Humanos.
  • Governança: Garantir qualidade das ações programáticas, bem como prover sua sustentabilidade.

PROJETOS EM EXECUÇÃO:

  1. Projeto Prevenção é a Solução – Secretaria Estadual de Saúde – início fev/2021
  2. Projeto Seguir em Frente – Secretaria Municipal de Saúde
  3. Projeto Cooperação e Saúde – doações e eventos – permanente

AÇÕES & METAS – 2021

PROMOÇÃO SOCIAL
ATIVIDADES JUSTIFICATIVA PA (População alvo) DATA E HORA META RESP. FUNDO
Serviço Social ATENDIMENTO E ENCAMINHAMENTO Visa orientar para o tipo de atenção que necessita. O plantão de orientação e encaminhamento auxilia no tratamento, hospitais, documentos, benefícios sociais e trabalhistas, casas de apoio, assessoria jurídica, filhos, etc. As atividades devem ser prioritariamente in loco Quarta-Feira
10:30 as 16:00hs.
Dayana PSF  
Promotor Social Garantir o acompanhamento das solicitações e encaminhamentos em todas as fases do processo, até sua conclusão, com a presença de um Promotor Social, devidamente qualificado, nas situações de difícil solucionamento e/ou em casos de usuários com pouca/nenhuma autonomia intelectual. Conforme Agenda e Demanda 30 acomp. / ano 70% conclusões de casos Dayana APOIO Vilma
Lúcia
PSF
Observatório Social Implantar e implementar um observatório social com relato e resolução de violações de direitos que serão apresentados em evento público a cada 12 meses para líderes comunitários e representações de governo. DEVIDO A PANDEMIA SERÁ REALIZADO EVENTO EM AGOSTO 2021 12 ou 19
de agosto 2021
1 Seminário realizado
100 pessoas
1 documento
Dayana
Alexandre
Betinho
PSF
Visitas Domiciliares Objetivo de ampliar a assistência ao usuário e seus familiares como possibilidade de acompanhá-los em sua realidade cotidiana, contribuindo para minimizar situações de abandono, desespero, violência, depressão, falta de adesão, solidão, a fim de contribuir com seu desenvolvimento social. DEVIDO A PANDEMIA AS VISITAS CONTINUARÃO SENDO REALIZADAS POR MEIO REMOTO Conforme
Agenda e Demanda
3 visitas / semanal
12 visitas/mês
10 meses
120 visitas / ano
(META PSF 100)
Lourdes
Sueli
Vilma
Lúcia
PSF
Transferência de benéficos sociais Como alternativa paliativa contra fome são disponibilizadas alimentos/outros para subsistência de pais e filhos. ADEQUAR O PLANO CASO SE ESTABELEÇA ENTREGA NO GRUPO DE CONVIVENCIA Das 10:00 as 12:00hs 43 famílias 516/ano
(META PSF 420)
Dayana
Lourdes Willian
PSF
Acolhimento e entrevista de novos assistidos Esta atividade tem como objetivo acolher de forma humanizada os novos candidatos ao cadastramento na instituição. Oferecer os serviços e atividades da ONG (Dois anos de ausência ao voltar caracteriza novo usuário) Quarta-feira
13:00 às 15:30hs
Excepcionalmente
outros dias
01 novos/mês
12 / ano
Dayana
Lourdes
NA

 

EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO


ATIVIDADES

JUSTIFICATIVA

DATA HORÁRIO


META


RESP.


FUNDO


Palestras em Educação e Prevenção IST/HIV/HV


Disseminar informações sobre prevenção combinada (PEP, PREP, Preservativos, Indectabilidade, etc..), preconceito e discriminação, especialmente para jovens em fase escolar.

Prospectar novos espaços para realizar oficinas para além das escolas.


Quinta-feira 13hs às 17hs
12 palestras / mês ou

180 pessoas / mês (15 pessoas por palestra)


Dayana


PPS


Ações de prevenção em campo IST/HIV/HV


Desenvolver atividade de prevenção primária, com disponibilização de insumos de prevenção sem barreira burocrática e de fácil acesso nos municípios de

São Paulo, Fco. Morato e Fco da Rocha.


Toda sexta-feira 10:00 as 17:00hs

Dayana / Agente


8000 preservativos/mês 13 caixas por semana


Dayana Agente


PPS


Manutenção de conteúdo na web


Alimentar fanpage e outras ferramentas web com informações referentes a temática HIV/aids e DH, Atualizar site em formato de fichário (com link destacado para fanpage e canal youtube)

Manter atualizadas todas as informações e conteúdo do Aplicativo PREVapp


conforme a demanda


10 notícias/mês Somente fanpage Atualização do SITE Atualização do App



PPS PSF

Produzir Material alusivo a prevenção primária e secundária para subsidiar ações


Produção de folder alusivo: 20 MIL FOLDERS


Segundo Semestre


20 mil folders produzido

Betinho Dayana Willian Alexandre


PPS


Prevenção Secundária Em Serviços de Saúde IST/HIV/HV


Orientações sobre saúde, adesão e prevenção combinada para pvha atendidas em São Paulo, Franco da Rocha, Francisco Morato e outros municípios de SP.


13:00 as 17:00

(OFICINA 14:30)

Conforme a agenda do serviço

01/ mês 30 p.


Dayana Agente Alexandre


PPS

 

 

* PROMOÇÃO HUMANA


ATIVIDADES


JUSTIFICATIVA

(População alvo)

DATA E

HORÁRIO

PRODUTO MÊS


RESP.


FUNDO

Confeitaria NIVEL II

VÍDEO

Atividade que consiste em promover entrosamento entre os assistidos e

profissionalização para geração de renda

Terceira quarta-feira do mês 13:30 as 16:00

1 grupos

8 p


Lúcia


PSF

Psicologia e Grupo de Convivência

Oficina presencial para debater temas relacionados a saúde mental, autoestima, subjetividades

A partir de março se a pandemia for controlada E já leva a cesta-básica


Conforme demanda 10 horas semanais

4 grupos

10 pessoas

16 consultas individuais


Psicóloga


PPS


Eventos Temáticos

Oficinas abertas para toda comunidade e equipamentos públicos com o objetivo de debater temas que por, questões culturais, desconhecimento e falta de reflexão geram importantes violações de direitos.

(Homofobia, Racismo Institucional, Direitos Sociais) Devido a pandemia que suspendeu os eventos presenciais essa ação será transformada em SEMINÁRIO EM

SETEMBRO DE 2021 dia 9 ou 16

Homofobia 9 AS 1030HS Pausa

Racismo Institucional 11 AS 12:30HS Direitos Sociais 14 AS 15:30HS. pausa

OBSERVATÓRIO SOCIAL 16:AS 17:30

encerramento


1 Eventos

90 pessoas por evento


Dayana Betinho Alexandre Psicóloga Willian Apoio


PPS


Workshops ONLINE


Os Workshops trazem discussões mais amplas e complexas que necessitam de profissionais qualificados que dominem o tema proposto.

Ocorrem aos sábados e são abertos a comunidade. Neste dia também são repassados alguns itens de produtos alimentícios e materiais de higiene pessoal para os mais carentes.

Última sexta-feira do mês Jan – Revigoramento – 29/01 Fev. – Vacinas – 26

Março - Recomeçar (Páscoa) 26 Abril – Adesão e Absenteísmo 30 Maio –Diversidade – 28

Junho – Saúde Mental - 25 Julho – Prevenção às Hepatites- 30

Ago -Uso de álcool e outras drogas - 27 Set – Espiritualidade - 24

Out. Prevenção do Câncer - 29

Nov - Aniversário PBMQ – 26 Dez – Confraternização Natal -10


12 workshop

Meta: 35 participações Mês


ÚLTIMA SEXTA-FEIRA DO MÊS


Dayana Willian Betinho Palestrante


PSF


Sustentabilidade Institucional

Reunião mensal com o objetivo de identificar editais e meios para sustentabilidade de manutenção de despesas e recursos humanos.

Ver editais, criar ideias, fazer contatos, elaborar projetos, avaliar e redirecionar recursos


Última terça-feira do mês DIA TODO


1 reuniões


Betinho Assessoria


PCS

* GESTÃO & ADMINISTRATIVO


Função


JUSTIFICATIVA


HORÁRIO DE EXPED.


ATRIBUIÇÕES


Projetos e Administração

Administrar rotinas operacionais, elaborar projetos, acompanhar execução técnico/financeira dos projetos, incentivar investimentos e manutenção de reservas, buscar novos meios de garantir a

sustentabilidade financeira e política


Terça, Quinta e Sexta 10:00 as 17:00

Assessoria a equipe técnica e da casa, análise de Projetos, controle de caixas e contas bancárias, produção de relatórios técnicos e financeiros, Elaboração de Contratos, negociação com financiadores, Prestação de Contas, Captação de Recursos, ativismo, advocacy, participação em grupos de trabalho com temática específica.


Área Técnica e RH

Monitorar e incentivar a qualidade das atividades internas, e técnica, buscar novos meios de garantir

a sustentabilidade técnica e alcance das metas dos projetos.


Terça 10:00 as 17:00

Supervisão das áreas e técnico, reuniões periódicas com as áreas, reuniões periódicas com parceiros, produção de relatórios compilados das atividades do PBMQ, assessoria nas oficinas,

resolução de conflitos, supervisão das rotinas da casa, participação em eventos sobre a temática, participação em assentos representativos e reuniões do movimento social.


Governança da Casa


Acompanhamento de todas as atividades e supervisão da manutenção da sede


Terça, Quinta e Sexta 10:00 as 17:00


Coordenação Geral, supervisionar o caixa e contas bancárias junto com a tesouraria, supervisão, monitoramento e apoio nas demandas de casa, coordenação das Visitas Domiciliares.


Serviços Gerais


Pessoa responsável organização e limpeza da casa

Segunda-feira 8:30 as 17:00

Semanalmente


limpar as salas internas e áreas externas da casa, banheiros, cozinha, lavar roupas e panos de uso diário.


Zelador


Pessoa para manter a organização geral do prédio e auxiliar nas necessidades dos usuários e departamentos.


NA


Fazer pequenos reparos e/ou contratar manutenção, acondicionar estoques externo e interno, manter a ordem das áreas externas da sede, fazer a manutenção do jardim, auxiliar na montagem de eventos e reuniões, responsabilidade em abrir e fechar a sede, fazer a segurança e garantir a ordem, fazer compras, receber doações, distribuir a cesta-básica, motorista.



Função


JUSTIFICATIVA


HORÁRIO DE EXPEDIENTE


ATRIBUIÇÕES


Educação e Prevenção

Disseminar informações sobre prevenção primária às IST/Aids, especialmente para jovens em fase escolar, prospectar novos espaços para realizar oficinas, realizar

abordagem e entrega de insumos.


Quinta e Sexta 10:00 as 17:00

Coordenar campanhas, ações, oficinas de prevenção, palestras, participação em reuniões afins, emissão de relatórios, solicitar insumos de prevenção, ofícios e outras atribuições se necessário


Assessoria técnica


Apoio nas ações de prevenção primária, secundária e documental com produção de relatórios e conteúdos

Sextas-Feiras 10:00 as 17:00

Quartas-feiras 10:00 as 12:00

2 horas de home office


Assessoria em todas as áreas técnicas e jurídicas do PBMQ , atualizar certificações, relatórios, apoio web, assessorar oficinas externas, etc..


Promoção Social

Visa orientar para o tipo de atenção que necessita, o plantão de orientação e encaminhamento auxilia no tratamento, hospitais, documentos, benefícios sociais e

trabalhistas, casas de apoio, assessoria jurídica, filhos, etc..


Quarta-Feira 10:00 as 17:00

Visitas domiciliares para usuários com maiores dificuldades de promoção social e que sofrem maiores violações de Direitos Civis e Humanos, diagnóstico da realidade e avaliação de formas de resolutividade do problema identificado. Orientação e acompanhamento do

Promotor social em suas demandas, promover uma oficina mensal sobre temas relacionados a cidadania.


Psicóloga

A pandemia e o pós pandemia vão trazer inúmeros desafios de ordem psíquica e emocional, o impacto da COVID-19 afetou a forma de vida das pessoas, no âmbito social, da saúde e econômico que gerou depressão, ansiedade, desânimo motivacional e principalmente aumento do uso de álcool e outras drogas que precisamos buscar caminhos para minimizar

essa realidade.


10 horas semanais A combinar


Realizar atendimentos individuais, grupos e oficinas


Recepção Agente de Campo I


Receber as pessoas que chegam no PBMQ e rotinas administrativas.


Segunda a Sexta 13:00 as 17:00

Acolher, dar atenção, tirar dúvidas, atender telefone, anotar e transmitir recados, fazer pequenos serviços externos, alimentar dados, , gerar e organizar listas de presenças, controlar pequenas despesas de caixa, organizar pastas e arquivos, elaborar processo de compras, produção de materiais gráficos e web.

Prevenção Agente de Campo II

Disseminar informações sobre prevenção primária às IST/Aids, realizar abordagem e entrega de insumos.

Segunda, Quarta,

Quinta e Sexta 10:00 as 17:00

Organizar oficinas e agendas, dar palestra entre pares, prevenção primária e secundária com abordagem em lugares estratégicos. (eventos e SAEs)


Voluntários/as

As atividades do PBMQ são as mais diversas, sendo imprescindível a atuação de pessoas que doem algumas

horas de sua semana para se dedicarem a melhorar a qualidade do atendimento e gestão.


NA

Visitas domiciliares, visitas hospitalares, aulas, oficinas, organização de prontuários, listas de crianças, pedido de doações, organização de bazares, representações em espaços de governo,

acompanhamento e encaminhamento de usuários em demandas específicas, organização e ajuda nos eventos beneficentes e datas específicas, etc..

Sustentabilidade Institucional

Atividade quinzenal com o objetivo de identificar meios para sustentabilidade de manutenção de despesas e

recursos humanos.

Quintas 2ª. e 4ª. 13:00hs as 17:00


Ver editais, criar ideias, fazer contatos, elaborar projetos, avaliar e redirecionar recursos

* CALENDÁRIO DE ATIVIDADES – 2021


HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Segunda a Sextas-feiras das 10:30 as 12:00 e das 13:00 as 16:30


HORÁRIO DE EXPEDIENTE

Segunda a Sextas-feiras das 10:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00 (café das 15:30 as 15:45) No período da manhã o café, chá e biscoitos ficarão disponíveis na sala de reuniões.


Segunda-Feira:

10:00 as 17:00 – Rotinas administrativas / Recepção


9:00 as 18:00 – Limpeza Geral

10:00 as 17:00 – Visitas Domiciliares

Terça-Feira:

10:00 as 17:00 – Rotinas administrativas

10:00 as 17:00 – Relatórios técnicos

10:00 as 17:00 – Visitas Domiciliares

Quarta-Feira:

10:00 as 17:00 – Rotinas administrativas

10:00 as 17:00 – Serviço Social – (triagem e visitas) 10:00 as 17:00 – Visitas Domiciliares

13:00 às 15:30 – Atendimento de Novos

14:00 as 15:30 – Cidadania (primeira quarta do mês) ONLINE

13:30 as 16:00 – Curso de Confeitaria (terceira quarta do mês) - ONLINE

Quinta-Feira:

9:00 as 17:00 – Rotinas administrativas

10:00 as 17:00 – Ação de Prevenção Secundária (uma vez ao mês ação em SAEs) 10:00 as 17:00 – Prevenção nas escolas/outros da região

13:00 as 17:00 – Grupo de Convivência e Psicologia

Sexta-Feira:

10:00 as 17:00 – Clínica psicologia individual 10:00 as 17:00 – Rotinas administrativas

10:00 as 17:00 – Ação de Prevenção Primária (displays)

9:00 as 17:00 – Manutenção e Zeladoria (conforme necessidade) 10:00 as 12:00 – Workshops (última sexta do mês) ONLINE


Sábado:

Bazares e eventos


EVENTOS AGENDADOS


image

Evento Beneficente – julho - (definir data e evento) Celebração Helena – setembro (Espiritualidade)

Seminário Direitos – setembro (homofobia, racismo estrutural, direitos e observatório social Aniversário e Dia Mundial – 1º de dezembro

Natal – 10/12 Festa dos usuários


Bazares conforme a agenda e produtos disponíveis;


Reuniões externas conforme agenda:

(FOAESP, MOPAIDS, GT OG/ONG, CONSELHO GESTOR CTA, CONSELHO GESTOR UBS, CONDEPE, ETC..)

* FINALIZAÇÃO:

Este plano de trabalho construído em coletivo com os profissionais do PBMQ, não esgota as infinidades de ações que comporão nosso dia-a-dia em 2021 apenas norteia e orienta o caminho que devemos percorrer para alcançar aquilo que foi planejado.

Apesar dos imensos desafios impostos pela pandemia de COVID-19, mantemos todas as atividades e cumprimos rigorosamente as ações previstas em 2020, ainda que de forma remota e mantendo todas as orientações das autoridades de saúde sobre prevenção da doença.

Em 2021 serão cerca de 100 Metas, por isso vamos nos empenhar para que mesmo com restrições importantes consigamos manter a qualidade do nosso atendimento e disseminação de informações.

Todas as atividades no primeiro semestre de 2021 serão remotas uma vez que a pandemia voltou a crescer de forma importante e com maior transmissibilidade, no entanto planejamos para o terceiro trimestre atividades presenciais e eventos temáticos. Esperamos que entre setembro e outubro boa parte da população, forma especial as pvha já estejam vacinadas como medida indispensável para realizar tais ações.

O PBQM ocupa inúmeros assentos representativos: GT OG/ONG, Conselhos Gestores do CTA Pirituba, UBS Caiúba, CONDEPE, além de fazer parte do FOAESP, MOPAIDS e RESAPE esses espaços são importantes para monitoramento da resposta governamental e também para implementação de políticas públicas, por isso intensificamos a participação nas reuniões online e nos eventos virtuais organizados pelos parceiros.

Cremos que a fidelidade a missão institucional nos faz credenciáveis a continuar a manter a aliança com nossos parceiros. Apesar de termos avançados bastante somos cientes dos obstáculos que se apresentarão no futuro, principalmente diante da inadiável crise política, economia e sanitária no Brasil com um governo de extrema-direita que vem derrubando sistematicamente direitos e garantias que foram conquistadas com muita luta, nos últimos 30 anos. Diante deste cenário pouco otimista, ficaríamos imensamente gratos em poder continuar contado com a incomensurável ajuda dos parceiros e amigos.

Apesar deste plano estar diretamente associado ao conjunto de atividades descritas nos planos de trabalhos dos projetos em execução, sabemos que diante das intermináveis contingências que a pandemia trouxe podemos ajustá-lo a qualquer tempo, de forma a adequar recursos técnicos e financeiros mas principalmente preservar a vida e a saúde de todos os envolvidos com nosso trabalho.

Num mundo utilitarista e materialista, em que os valores essenciais valem menos que duas ou três moedas e que os Direitos Humanos estão perdendo espaço por um fundamentalismo religioso obscurantista, moralismo irracional e o pior um jamais visto negacionismo da ciência. Isso tudo nos distancia da verdadeira fé cristã bimilenar, de amor e solidariedade, nossa defesa radical a aquele e aquela que mais sofre deve, indelevelmente, ser nosso escudo contra a indiferença ao amor e a solidariedade.

Agradecemos a todas as pessoas, usuários, ativistas, organizações, gestores governamentais, agência de cooperação e comunidade por ajudar a manter acessa a chama da esperança.


Fraternalmente,


José Roberto Pereira Presidente


Janeiro de 2021