Projeto Bem-Me-Quer comemora 20 anos de luta contra a aids em So Paulo

21/10/2016 – 17h

Há 20 anos, a irmã Helena -- missionária irlandesa da Congregação das Irmãs de São Luís – mobilizou o bairro de Perus, na zona norte de São Paulo e fundou em 1º de Dezembro de 1996, Dia Mundial de Luta Contra Aids, o Projeto Bem-Me-Quer, ONG que acolhe pessoas vivendo com HIV/aids e familiares em situação de pobreza. Para relembrar e comemorar duas décadas de trabalho e resistência, a ONG reuniu nesta sexta-feira (21), no centro paulistano, funcionários, voluntários, parceiros, amigos e usuários da instituição para o seminário "Resgatando a Luta - Construindo a Prevenção".

"Chegar aos 20 anos é concretizar um sonho. Antes mesmo do projeto existir, já imaginávamos como seria este momento. A irmã Helena me convidou para fazer parte da luta quando a ONG ainda não existia, aceitei e estou aqui até hoje somando esforços", comemorou a presidente do Bem-Me-Quer, Maria de Lourdes Romualdo.

Lourdes, como é mais conhecida, contou, durante a mesa de abertura, que o Bem-Me-Quer enfrentou seu maior desafio em 2011, quando a irmã Helena morreu. "Foi um momento de muita tristeza, tivemos que encontrar forças para continuar acolhendo pessoas vivendo com HIV/aids. Nos apegamos à vida e, enquanto existir necessitados, vamos lutar, o trabalho continua”, disse.

A meta de Lourdes é não ter rotina. Ela vai à instituição de segunda à sexta-feira, mas garante que sempre que consegue dá uma escapada. "Gosto mesmo é de visitar as pessoas, conversar, bater papo, levar uma palavra de carinho. Fico muito feliz com o nosso projeto de visita domiciliar", explicou.

Os números

Ao longo destes anos, o Bem-Me-Quer coleciona bons números: mais de mil soropositivos cadastrados;  16 mil familiares atendidos direta ou indiretamente;  7 mil visitas hospitalares e outras 26 mil domiciliares; quase 200 mil camisinhas distribuídas e 530 toneladas de alimentos não perecíveis doados.  As crianças já receberam quase 5 mil brinquedos e o livro de presença dos usuários ultrapassou 104 mil assinaturas.

"É bom fazer aniversário porque é também um momento de rever e relembrar a finalidade do Bem-Me-Quer. Este trabalho surgiu para garantir que os direitos das pessoas com HIV/aids fossem respeitados", destacou o vice-presidente do Bem-Me-Quer, Roberto Pereira (Betinho).

Além do apoio domiciliar e das orientações a pacientes e familiares com relação a doenças, formas de infecção e prevenção, a ONG produz e distribui diferentes materiais educativos e informativos. "Aqui, atendemos crianças, adolescentes, jovens, mulheres, casais, portadores de deficiências e idosos. Promover a defesa de direitos e reivindicar na esfera política, também é nosso trabalho", completou Betinho.

Betinho contou que desde 1996, a ONG já desenvolveu 45 projetos, alguns com apoio governamental, outros com apoio da igreja e instituições internacionais. Além disso, o Bem-Me-Quer ajudou a comunidade de Perus com reformas de moradias e cursos de qualificação. Hoje, oferece acupuntura, ioga, workshops, cursos de artesanato, cabeleireiro, panificadora. Há também trabalhos fora da instituição, como palestras nas escolas e distribuição de preservativos em baladas. Desde 2007, a ONG funciona em sede própria, na Rua Dr. João Rodrigues de Abreu, 352.

ONG prestigiada

Ainda na mesa de abertura, o padre Conrado (foto), que está envolvido no projeto desde o começo, também relembrou momentos marcantes da ONG e disse que este trabalho ainda é importante para a comunidade. “Quero registrar a minha profunda admiração ao Bem-Me-Quer, que sempre contribuiu para o fortalecimento dos doentes de aids e das pessoas marginalizadas. Antigamente, nas igrejas católicas, eram distribuídos santinhos, hoje, são camisinhas", brincou o padre.

As coordenadoras dos Programas Estadual e Municipal de DST/Aids de São Paulo, Maria Clara Gianna e Eliana Gutierrez, respectivamente, também marcaram presença na celebração dos 20 anos. "A luta cotidiana de manter uma ONG atuante, sempre pautando e cobrando o governo, também é uma vitória do SUS (Sistema Único de Saúde). Nós, do Programa Estadual, estaremos juntos com vocês, inclusive na luta contra a discriminação e o preconceito", comentou Maria Clara.

A coordenadora Municipal usou sua fala para homenagear a irmã Helena e fazer um balanço de sua gestão à frente do Programa de Aids nos últimos 4 anos.  "Que bom que somos parceiros e podemos partilhar estes momentos de esperança. Vocês, da sociedade civil, têm em comum a generosidade que se traduz na defesa dos direitos humanos. Nós, gestores, executamos e criamos políticas públicas."

A gestora lembrou que em dezembro encerra-se a atual gestão. "Não podemos deixar de destacar o quanto caminhamos na luta contra a aids na cidade de São Paulo. Ampliamos, por exemplo,  o acesso ao preservativo, à PEP (profilaxia pós-exposição ao HIV), a testagem - principalmente em ambientes comunitários, criamos aplicativos e isso só foi possível porque existe o SUS. Considero um direito humano não se infectar pelo HIV quando há possibilidades de prevenção."

Os ativistas, Américo Nunes, do Mopaids (Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids, e Maria Lucila, do Foaesp (Fórum de ONGs/Aids de São Paulo), também parabenizaram o Bem-Me-Quer. "Este projeto nasceu para somar esforços, a luta é de todos nós e essa ONG tem papel fundamental", observou Américo. "Hoje, é dia de celebração e o trabalho do Bem-Me-Quer é essencial, muitas coisas quero aplicar também em Sorocaba", finalizou Lucila.

Debates sobre cartografia social, qualificação dos serviços públicos, novas e tradicionais tecnologias de prevenção e direitos humanos também marcaram o evento.

Dica de entrevista

Projeto Bem-Me-Quer

__ Irmã Helena, fundadora da Instituição

Tel.: (11) 3917-1513

E-mail: bemmequer@bemmequer.org.br

Site: www.bemmequer.org.br

Endereço: Rua Dr. João Rodrigues de Abreu, 352 - Perus - São Paulo/SP

Talita Martins (talita@agenciaaids.com.br)

 

Projetos
Um Click para a saúde
Guias
Facebook
Procurar
Rua Dr. João Rodrigues de Abreu, 352
Perus - São Paulo/SP - CEP: 05202-090
Fone/Fax (11) 3917-1513
bemmequer@bemmequer.org.br
© Copyright 2016 | Projeto Bem Me Quer ® Todos os Direitos Garantidos | Desenvolvido por Convert Publicidade