A fundadora

Ir. Sarah Helena Regan, SL.

29/março/1949 – 10/set/2011

 Ir. Helena, como era carinhosamente chamada por todos, era missionária Irlandesa da Congregação das Irmãs de São Luis. Chegou ao Brasil no ano de 1988 com a missão de acolher e cuidar dos mais pobres. Nos seis primeiros anos iniciou suas atividades pastorais junto às crianças soropositivas do Sítio Agar em Cajamar, apoiando o trabalho do Frei Toninho e em seguida acompanhou pessoas carentes atendidas pelo Projeto Esperança de São Miguel na Zona Leste.

No ano de 1996 ao identificar a grande necessidade de cuidar das pessoas doentes de aids mais pobres que viviam abandonadas, devido a gravidade da doença e do grande preconceito existente na época, juntou-se com a comunidade de Perus, zona noroeste da cidade de São Paulo para realizar visitas domiciliares, levarem alimentos, dar banho, cuidar das casas e principalmente transmitir esperança e solidariedade àqueles que precisavam principalmente as pessoas com HIV/aids mas também acolhendo todos que precisavam de auxilio, independente de ter o HIV ou não.

Foram intermináveis situações de abandono, como por exemplo, um doente de aids que foi deixado numa garagem porque a família tinha medo de tê-lo dentro da casa ou uma Sra. que vivia sozinha e gravemente doente num barraco de pedaços de madeira construída em cima do esgoto que só era possível entrar de lado de tão estreito, entre tantas outras situações extremas de violação da dignidade humana. Ali encontrou definitivamente sua vocação missionária em referência ao lema de sua congregação: “Que todos sejam um”.

Com o apoio e engajamento da comunidade local, fundou em 1º. Dezembro de 1996 o Projeto Bem-Me-Quer, organização que acolhe pessoas vivendo com HIV/Aids e familiares em situação de pobreza. Este ano o PBQM completa 18 anos de trabalho e solidariedade.
Ir. Helena, devota de Nossa Senhora Aparecida, tinha um temperamento forte, como todos sabem, mas por traz dessa personalidade se escondia um coração de mãe com profunda e extrema generosidade, capaz de tirar de si para dar aos outros.

Fez uma opção radical de não apenas atuar junto as comunidades carentes, mas de morar e viver inserida dentro de uma delas, em uma casinha singela de um cômodo, doada por um frade, numa pequena viela de uma comunidade de perus, rodeada por violência e tráfico de drogas. Ali ela era feliz, no pouco tempo livre que tinha, colocava sua cadeira de balanço no quintalzinho e conversava com quem passava na viela.

Nos 15 anos de dedicação ao PBMQ e completo despojamento missionário, Ir. Helena optou radicalmente pelos mais pobres, a tarefa que mais gostava de fazer e que não deixava um dia sequer de realizar, inclusive aos domingos e feriados como Natal, eram as visitas domiciliares, para levar principalmente uma presença fraterna, além de roupas, alimentos, brinquedos, etc.. Com coragem entrava em favelas perigosas e caminhava por entre suas vielas como alguém que passeia por bosques. Dizia que aquilo era sua vida!

A dor da família bem-me-quer foi superada e deu lugar a uma saudade bonita – nossa melhor saudade - que nos motiva e encoraja com determinação a levar em frente essa obra. Ir.Helena, partiu da vida em silêncio e deixou pra nós seu legado que estamos honrando e levando há 3 anos.

A todos os envolvidos com o PBMQ, amigos, voluntários, comunidades, congregações, agências de cooperação, paróquias, ONGs, Programas Governamentais, funcionários, diretoria e principalmente os assistidos pela casa, agradecemos pelo incentivo ao projeto e pela coragem que nos dão todos os dias de seguir em frente.

Deus em sua infinita sabedoria há de tê-la em sua morada e abençoar nossa caminhada...
Projetos
Um Click para a saúde
Guias
Facebook
Procurar
Rua Dr. João Rodrigues de Abreu, 352
Perus - São Paulo/SP - CEP: 05202-090
Fone/Fax (11) 3917-1513
bemmequer@bemmequer.org.br
© Copyright 2016 | Projeto Bem Me Quer ® Todos os Direitos Garantidos | Desenvolvido por Convert Publicidade